Região

Pesquisa revela que maioria vê motivação política nas ações de Moraes contra Musk

10

Metade dos brasileiros diz não confiar nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), um grupo ainda maior considera que a decisão de Alexandre de Moraes de suspender a rede X teve “motivação política”, e mesmo com essa rejeição a Moraes, é Gilmar Mendes o ministro que tem a imagem mais negativa na visão da população. Esses foram alguns dos resultados de uma pesquisa realizada pela AtlasIntel entre os dias 3 a 4 de setembro, com entrevistas via internet.

No questionamento da pesquisa sobre o grau de confiança no trabalho dos ministros do STF, 50% responderam que “não confiam” nessa atuação do Judiciário. Outros 47% dizem que confiram nos ministros, e 4% não sabem o que responder.

Na última pesquisa AtlasIntel, 45% diziam que confiavam nos ministros 44% afirmavam não confiar. A falta de confiança nos ministros do STF, portanto, deu um salto de seis pontos percentuais entre os dois levantamentos.

O levantamento da AtlasIntel também perguntou sobre a percepção dos entrevistados a respeito dos 11 ministros que compõem o STF. Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia têm os maiores percentuais de “imagem positiva”, com 47% de menções. Já Gilmar Mendes, por sua vez, aparece como o magistrado com a maior “imagem negativa”, chegando a 59% de menções.

De forma geral, a percepção negativa é superior à positiva em relação a todos os ministros. Depois de Gilmar Mendes, os que possuem a pior avaliação são os ministros Dias Toffoli (55%), Nunes Marques (54%) e Flávio Dino (53%). Luiz Fux é o ministro com a menor avaliação negativa (39%), mas ainda menor do que as menções positivas (38%).

Em outro recorte da pesquisa, mais da metade da população (57%) considera que a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender no Brasil a plataforma X (ex-Twitter), do empresário Elon Musk, teve “motivação política”. Para 42%, a medida do ministro foi tomada por “motivação técnica”. Outros 2% não souberam responder.

A pesquisa AtlasIntel também questionou os entrevistados sobre quem estaria certo no conflito entre Alexandre Moraes e Elon Musk. Metade (50%) dos entrevistados diz que o ministro do STF “está certo”. Já o empresário dono da rede X é considerado correto para 44%. Outros 5% defendem que “nenhum dos 2” tem razão, e 1% que não soube responder.

Ainda sobre a decisão do STF que levou à suspensão da rede X, a AtlasIntel perguntou aos entrevistados como essa situação afetaria o regime democrático brasileiro. Para 54%, as medidas estão “enfraquecendo a democracia”. Já para 45%, as decisões do STF “fortalecem a democracia”.

O levantamento mencionou ainda o bloqueio das contas da Starlink, outra empresa que tem Elon Musk como principal acionista, determinado por Alexandre de Moraes. Para a maioria dos brasileiros (55%), a decisão “é abusiva”. Já para 44% dos entrevistados, “a decisão é justificada”.

Fonte: Bahia Notícias / Foto: Carlos Moura



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Novo leilão do Banco Central não consegue conter alta do dólar

O Banco Central (BC) informou que, em leilão extraordinário de dólares no...

Lira interrompe recesso e convoca reunião com líderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião...

Ex-goleiro do Bahia preso por violência doméstica pode perder vaga para ex-Vitória

Após passagem pelo Vitória, e oito anos no Botafogo, o goleiro Gatito...

Antes da volta à prisão, Silveira foi à igreja ‘agradecer a liberdade’

Um dia antes de voltar à prisão, por descumprir medidas judiciais, o...