Região

Idoso morre na UPA mesmo após ordem judicial de regulação

15

O aposentado Luiz Pacheco da Silva, 84 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (14/8) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jacobina, após uma batalha judicial pela sua transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Segundo apurou o Jacobina Notícias, ele foi internado no dia 8 de agosto em estado grave na UPA, necessitando de cuidados especializados, o que levou sua família a recorrer à Justiça. Apesar da concessão de uma liminar, determinando a transferência imediata, a vaga na UTI não foi providenciada a tempo.

A decisão judicial estipulava uma multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento, ressaltando a gravidade do quadro clínico do Sr. Luiz, que se encontrava intubado e necessitava urgentemente de cuidados intensivos. No entanto, a Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pela alocação de leitos hospitalares, não conseguiu assegurar a transferência antes do falecimento do paciente.

O trágico desfecho evidencia a necessidade urgente de melhorias no sistema de saúde da Bahia, especialmente quanto à disponibilidade de leitos de UTI e à agilidade nos processos de transferência de pacientes críticos. 



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Corpos são retirados após queda de avião que matou família em Gramado

As equipes de resgate começaram a remover os corpos das 10 vítimas...

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que faz a ligação entre os...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos 17...

Idosa de 69 anos passa mal e morre enquanto participava em prova no mar

Uma idosa de 69 anos morreu, neste sábado (21), enquanto participava da...