O setor automotivo do Brasil é um dos mais lucrativos. Ao longo do ano, as montadoras não cansam de enviar modelos aos brasileiros para convencer do investimento e dar ao condutor uma ótima alternativa para lidar com o trânsito das grandes capitais.
Apesar da facilidade de carros novos, o Brasil dá indícios que seus motoristas não esquecem aquelas marcas mais clássicas e que tem modelos históricos disponíveis para compra, mesmo que sejam seminovos.
Um dos motivos que ajudam a potencializar as vendas dos seminovos é o seu preço. Em meio a uma economia mais instável nos últimos tempos, a grande preocupação é a quantidade e valor de parcelas do financiamento do veículo.
Por conta disso, os condutores das grandes capitais do país, analisam minuciosamente as alternativas e cidades importantes têm um avanço na compra dos seminovos.
Salvador
De acordo com o levantamento da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), a Bahia é um dos estados que mais negociam carros seminovos. Entre janeiro a setembro, foram pouco mais de 318 mil unidades vendidas, somando passeio, comerciais leves, pesados, motos seminovas e usadas.
Dicas para adquirir carros seminovos
Apesar das facilidades, principalmente no que diz respeito ao lado financeiro, comprar uma unidade de veículo seminovo não é simples e requer muito cuidado na hora de bater o martelo.
Um dos pontos é analisar com cuidado o histórico da loja ou até mesmo o carro adquirido por um antigo dono. Além da nota fiscal, é necessário levantar o histórico do carro junto aos órgãos competentes para saber se existe algum tipo de irregularidade.
Outro ponto importante é ver a documentação. Não assine qualquer documento sem ter todo o registro do carro a sua disposição. O risco de não cumprir esse requisito é ficar sem o veículo em caso de blitz da polícia. Em uma situação delicada, o condutor fica sem o auto é uma dor de cabeça imensa para resolver o problema, principalmente com multas financeiras.
A transferência do nome é outra questão que sempre dá problema em veículos seminovos. Em muitos casos, na ânsia por ter o carro em mãos, o comprador deixa para fazer a transferência em segundo momento e isso deixa em aberto um risco de ganhar um problema imenso. Em caso de encontro com autoridades competentes, o condutor pode ficar sem o veículo e, de quebra, ter que lidar com problemas judiciais.
Por fim, é sempre válido levantar o histórico de idas ao mecânico e manutenção do carro. Na hora de adquirir o carro, tenha sempre isso alinhado para evitar que a vida útil do veículo tenha terminado e você precise passar seus dias com ele em reforma na mecânica.
Jacobina Notícias – O seu portal de informações
Deixe um comentário