O estado da Bahia notificou neste ano seis casos de botulismo, uma doença grave causada pela ingestão de alimentos contaminados. Segundo a Secretaria de Saúde, duas pessoas morreram, e das notificações referentes a 2024, cinco foram confirmadas e uma segue em investigação.
Uma investigação epidemiológica apontou que quatro dos cinco pacientes diagnosticados com a doença fizeram a ingestão de mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas.
Os casos confirmados da doença foram registrados nas cidades de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Salvador e Cícero Dantas.
Segundo a pasta, três casos são de pacientes que seguem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador, e um deles já recebeu alta médica. Dois morreram, sendo um em Campo Formoso e um na capital baiana.
De acordo com a Secretária de Saúde o botulismo é caracterizado pela presença de paralisia flácida aguda, que afeta os motoneurônios do sistema nervoso central. Além disso, sintomas como visão turva e boca seca são característicos da doença.
O órgão ressaltou que no estado, de 2014 a 2023, foram registrados 16 casos suspeitos de botulismo e que três casos foram confirmados por critérios clínico-epidemiológicos. Sendo um caso confirmado em 2019 e dois em 2023, nas Macrorregiões de Saúde Sudoeste e Centro-Leste.
Fonte: CNN / Foto: Reprodução
Deixe um comentário