Na manhã desta quinta-feira (5/11), a Polícia Federal cumpriu mandados em Jacobina como parte das operações Rumo e Prumo. As ações investigam fraudes em licitações e favorecimento de empresas na prestação de serviços de transporte escolar e locação de veículos. As apurações apontam para manipulação de processos licitatórios por uma organização criminosa composta por representantes de empresas e agentes públicos.
Entre as irregularidades identificadas estão a simulação de cotações de preços para elevar valores de referência, restrições que limitavam a competitividade, contratação de empresas sem capacidade técnica e ajustes nos editais para favorecer a empresa escolhida. Essas ações garantiam que os contratos fossem direcionados, em prejuízo à concorrência e aos cofres públicos.
Além disso, a operação revelou o desvio de recursos públicos para pagamentos ilícitos a agentes municipais, incluindo prefeitos. A organização criminosa utilizava mecanismos sofisticados, como depósitos em contas de terceiros, para dificultar a identificação dos verdadeiros beneficiários e mascarar os crimes de peculato.
A Polícia Federal segue investigando o caso para responsabilizar os envolvidos nos municípios de Euclides da Cunha/BA, Umburanas/BA, Salvador/BA, Jaguarari/BA, Jacobina/BA e Petrolina/PE.
Jacobina Notícias – O seu portal de informações
Deixe um comentário