Região

Moraes determina o bloqueio imediato do X no Brasil

7

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (30/8), o bloqueio imediato do X (antigo Twitter) em todo o Brasil.

Para cumprir a decisão, o ministro mandou intimar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas que prestam serviços de internet no país.

A decisão foi tomada depois de o STF ter intimado o empresário Elon Musk, dono do X, a nomear um novo representante legal da empresa no Brasil, sob pena de suspensão da rede social.

A intimação foi feita por meio de uma postagem no perfil oficial da Corte na própria plataforma. O prazo concedido para o cumprimento da ordem foi de 24 horas. A empresa não cumpriu a ordem no período.

O X anunciou o fechamento do escritório no Brasil em 17 de agosto. A medida foi tomada depois de decisão em que Moraes determinou a prisão da representante da plataforma no país, caso não fosse cumprida a ordens de bloqueios de perfis.

A decisão de Moraes veio na esteira de descumprimentos de determinações anteriores pela empresa. A desobediência levou ao aumento de multas aplicadas pelo STF.

Diante da ausência de representantes do X no Brasil, Moraes mandou bloquear as contas da empresa Starlink no Brasil, também de propriedade de Elon Musk, como forma de garantir o pagamento de multas impostas pelo STF à plataforma.

Apesar do anúncio da retirada do país, o X Brasil ainda mantém sua empresa aberta no país, com sede em São Paulo. O CNPJ da empresa permanece aberto, mas os funcionários de fato foram demitidos.

Fonte: CNN



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Novo leilão do Banco Central não consegue conter alta do dólar

O Banco Central (BC) informou que, em leilão extraordinário de dólares no...

Lira interrompe recesso e convoca reunião com líderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião...

Ex-goleiro do Bahia preso por violência doméstica pode perder vaga para ex-Vitória

Após passagem pelo Vitória, e oito anos no Botafogo, o goleiro Gatito...

Antes da volta à prisão, Silveira foi à igreja ‘agradecer a liberdade’

Um dia antes de voltar à prisão, por descumprir medidas judiciais, o...